Marketplace de e-commerce do Facebook será lançado nos próximos meses Voit – Tecnologia e Ciência A rede social Facebook lançará um site de comércio com o objetivo de ajudar seus usuários a venderem e comprarem produtos. A empresa diz que cerca de 450 milhões de pessoas usam de alguma forma essa função dentro do recurso de Grupos (vendendo e comprando roupas usadas, artesanato e móveis, por exemplo) e quer, com a novidade, proporcionar um modelo mais agradável de negócio. A nova função comercial será separada dos grupos. A empresa diz que há anos está de olho nesse potencial dentro de seu site e aprendeu muito com essa observação e tentativas fracassadas. Há nove anos, o Facebook tentou criar um modelo de comércio dentro do site. O projeto não vingou devido a pouca utilização da ferramenta.
Hoje, acredita a rede social, tanto a empresa como o usuário estão mais maduros para levar isso adiante. Entre os itens mais comercializa
dos, sem local próprio e dependendo do recurso de grupos, estão móveis, carros e roupas. O marketplace do Facebook trará funcionalidades de geolocalização, para achar as ofertas mais próximas de onde o usuário se localiza. Também haverá filtros, como o de listar por preço e categorias. O negócio será realizado por meio de contato entre as partes, utilizando o serviço de mensagens do site. A forma de pagamento e garantias para recebimento do produto e dinheiro não foram reveladas agora. Somente serão especificadas no lançamento do marketplace. Simples e direto O Facebook acredita que há essa demanda por um sistema de comércio entre usuários de sua rede. Com os anos de aprendizado, a empresa diz ter notado que as pessoas querem algo simples.