Depois de ter integrado o recurso de VPN gratuita em sua versão para desenvolvedores, em abril, o navegador Opera resolveu democratizar a novidade e anunciou esta semana o lançamento de uma VPN gratuita, fácil de usar e sem necessidade de fazer login integrada diretamente na versão 41 do browser. Com este lançamento, o Opera é o primeiro navegador relevante de mercado a ter um uma VPN integrada.
“Se as pessoas soubessem como a internet realmente funciona, acredito que todo mundo usaria uma VPN”, disse Krystian Kolondra, vice-presidente sênior do navegador Opera para computadores. “Ao fazer com que nosso navegador tenha uma VPN gratuita e fácil de usar, esperamos torná-la uma ferramenta essencial, assim como a fechadura e a chave são para sua casa”.
Quando ativada, a VPN do navegador Opera cria uma conexão segura com um dos cinco locais de servidores do Opera ao redor do mundo. O serviço VPN permite que as pessoas escolham onde querem aparecer na internet, oferecendo maior privacidade e segurança on-line, ao mesmo tempo em que torna mais fácil acessar conteúdos.
Também é possível permitir que o navegador Opera selecione inteligentemente a localização ideal do servidor com base em fatores como a velocidade da rede, latência, localização e capacidade do servidor. Quando em modo de localização automática, a navegação usando VPN é sempre com a velocidade máxima disponível.